sábado, 26 de março de 2011

Movimentos da moda

Acontece que moda não é só falar de roupas, marcas e desfiles. Há ainda a parte escrita sobre moda, por que afinal de contas, moda também é texto, e aí de quem trabalha com moda e se recusa a ler . Entre muitos movimentos que acontecem em torno da moda existe o Bubble up e Trickle down, esses termos podem parecer estranhos, mas estamos constantemente ligados a eles sem saber. 

O Trickle down (gotejamento), significa mais ou menos que a moda vem de cima para baixo, ou seja, das grandes marcas, tendências de passarela, só para depois ser disseminada pela moda de rua. Ainda hoje isso acontece, mas vem perdendo cada vez mais força para o bubble up.

O Bubble up (ebulição) surgiu na década de 1990, com jovens que tinham um estilo de vestir e acabavam influenciando as grandes marcas e os grandes designers, ou seja, a moda de rua influência as passarelas. Então os formadores de opinião e os designers adotavam uma tendência eminente e a transformavam em linguagem de moda, jogando assim essa tendência de volta para as ruas, pode se ter um exemplo claro disso com o movimento punk, foi exatamente isso que aconteceu.


Com o bubble up o estilo transfere prestigio ao inovador da moda, e não mais esta relacionado a classe social e seu nível de acesso as roupas. Atualmente é isso que mais vem ocorrendo, é possível notar como o número de mídias de relacionamento dedicadas ao estilo aumentou e também como as pessoas estão mais interessadas em ter seu estilo próprio do que ficar comprando peças da última tendência que não tem nada ver com seu estilo. Por isso é muito importante ficar atento a moda de rua e ao que ela quer dizer, mais uma vez nos pegamos analizando o comportamento e não somente as roupas.

Um comentário:

  1. Eu amo o teu blog por isso! Você traz o diferencial que os demais blogs de moda não tem!
    Adorei saber sobre os Movimentos da Moda!
    Beijoos

    ResponderExcluir