segunda-feira, 28 de março de 2011

Leitura fashion

Já fazia algum tempo que não postava sobre livros de moda, sorry catilangas. Moda e inconsciente - olhar de uma psicanalista, por Pascale Navarri, foi um dos últimos livros que li, eu inclusive já postei um texto aqui no blog desse livro.



Gostei bastante do livro, a leitura é bem fácil e rápida, o que mais achei interessante nesse livro é a forma como ele trata sobre moda através da personalidade do próprio indivíduo, como o visual auto-sexy faz com as escolhas sejam feitas, o olhar do próprio individuo como foco central na hora de vestir e só para depois se preocupar com o olhar dos outros, mas que as duas coisas estão diretamente ligadas, acaba sendo uma troca, quantas vezes não compramos uma roupa por que sabemos que alguém vai nos elogiar?  Navarri cita que "vestir-se na última moda ou apenas estar na moda em atitude são atos de devoção ao fascínio, daí sua força quase imantada. Engregar-se ao gozo de ser olhado". 

"A moda estaria a serviço desse trabalho de integração, mais ou menos bem-sucedido, da passagem para o novo, e teria a finalidade de conduzir, progressivamente, para um estilo. Esse estilo manifestaria a afirmação de uma personalidade e daquilo que ela pretende mostrar dos traços e das diferente etapas transpostas, construção apaixonadamente de uma identidade de moda."

"Muitas mulheres são sensíveis a esse aspecto lúdico da moda que, para continuar a sê-lo, deve ser reversível como um jogo satisfatório, que podemos deter quando desejarmos, para começá-lo de outra forma... A capacidade de aceitar o efêmero serve à elaboração psíquica, ela orienta em direção ao fluido e ao instável; nisso, a moda é uma atividade particularmente vinculada ao tempo e às variações da existência."
"Se existe algo que não é nem dominável nem estável na vida humana, é justamente a imagem corporal de si"

Uma parte da conclusão "começar bem um dia, sentir-se em sintonia com o espírito da época por um instante, nem que seja por alguns segundos, ter os olhos abertos para 'o belo dia de hoje', e lhe conceder - por que ele é fugitivo - o maior valor, será talvez isso que torna a moda tão preciosa, diante da lembrança deliciosa e terrível de nosso destino efêmero?"

Um comentário:

  1. que ótima dica!
    beijos


    ta rolando sorteio no meu blog
    http://semprenostrinques.blogspot.com/

    ResponderExcluir