quarta-feira, 30 de março de 2011

A importância de se manter atualizado no mercado de moda


Como diria um dos maiores pensadores sobre a moda, Gilles Lipovestky “a moda é efêmera”, ou seja, ela é transitória e suas mudanças tende a ser cada dia mais curtas, pois é evolucionária e se transforma sendo influenciada pela economia, estilos de vida, pela arte, tecnologia e acontecimentos em geral da sociedade, estabelecendo com isso, ciclos de vida para os produtos que a seguem, que por um padrão acompanham a sazonalidade, tendo como principais momentos a primavera/verão, auto-verão, pré-inverno e outono/inverno.


Assim como os produtos de moda, uma tendência para ser difundida na sociedade tem alguns estágios como de introdução, crescimento, desenvolvimento, maturidade e declínio. O mais importante é saber qual é a tendência atual e qual esta se encerrando para se ter um tiro certeiro no desenvolvimento dos produtos e também nas vendas. Mas, como buscar este conhecimento? Pode-se começar a pesquisar nos desfiles nacionais e internacionais, revistas especializadas, blogs e sites de moda e principalmente, observando o comportamento dos consumidores.

Moda não é somente uma questão de vestir uma roupa, há ainda a questão do comportamento que precisa ser constantemente centro das atenções de quem trabalho com moda. É o comportamento que move a moda, que faz com que novas tendências surjam, é a partir dele que são feitos os estudos onde a moda pode assimilar seus conceitos e transformar em produto.

A moda se universalizou acompanhando a evolução da comunicação e de seus meios, pois ela também é uma forma de comunicação e expressão, onde o individuo, de maneira não-verbal, demonstra particularidades e características sociais. Por isso, ela funciona com uma linguagem global, com um nível alto de interação do individuo para com ela, querendo ou não fazemos parte desse meio, mesmo que não usemos os últimos lançamentos. Por isso é importante conhecer os novos termos usados e os reutilizados como: “calça skinny”, “gola vê”, “mini saia”, “calça boyfriend”, “roupa over”, “tendência hit da estação”, etc; termos usados que são globais, ou seja, o mundo todo usa e fala.

O paradoxo da sociedade moderna que se vê constantemente insatisfeita e está sempre em busca do novo, com o acesso a informação cada vez mais fácil e abundante é normal que o consumidor vá desejar o que ele viu por último. Conseqüentemente, ele acaba procurando por marcas que atendam suas necessidades atuais de consumo. 


Então, estar atualizado para informar o consumidor na hora da compra, mostrando que tal marca ou produto atenderá sua necessidade , influencia diretamente a decisão do consumidor, podendo motivá-lo a adquirir determinada mercadoria de maneira satisfatória para ambas as partes. E para aqueles que são consumidores para revenda, essas informações lhe dão argumento e confiança para repassarem o produto ao consumidor final, pois, como diz Marcos Cobra, é por meio de um processo de difusão de um conceito, que moda estimula o consumo, identificando ou criando necessidades.

*esse texto foi escrito por: Vanessa Castro e Tamires Barros

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