domingo, 7 de agosto de 2011

leitura fashion

Sabe aquele livro que te explica tudo de uma forma tão simples? E também de mostra outros ângulos da moda? Para os preguiçosinhos de plantão, Reflexões sobre Moda - João Braga, é um daqueles livros fininhos, que você vai lendo, quando vê já esta no fim e ainda queria mais? Super recomendo, ele tem umas mini reflexões, neah? hiuahaiuhaiahi



"a moda vive de paradoxos e o mais obvio é aquele de que 'queremos' estar na moda para 'sermos diferentes'  por 'estarmos' na moda, 'passamos' a ser 'iguais' entre aqueles que se dizem ou querem ser e estar 'diferentes'"

"é muito interessante notar que a moda agrega, a si, novos valores por meio de inúmeras facetas, que a tornam extremamente dinâmica e viva. É caracteristica da moda a sua própria negação, é uma espécie de morte intencionalmente provocada para que se possa dar espaço ao novo, ou mesmo a novidade. A moda é de natureza autodestruidora, pois uma proposta vigente é anulada em privilegio de outra que traz novas realidades. Se não fosse essa dinâmica, uma espécie de fagocitose. a moda não existiria, ou melhor, nao viveria"

"o fato de querer estar na moda é um verdadeiro paradoxo, pois, se algo está na moda, é sinal que já foi assimilada, uma vez que atingiu o ponto máximo de uma curva elíptica de um gráfico, que no vetor horizontal, representa o tempo, e no vetor vertical, representa a aceitação e o prestígio. Portanto a partir daí, o que resta com a continuidade da passagem do tempo é a queda dessa curva , isto é, a decadencia. Dessa forma, o "esta na moda" significa que o único caminho a ser percorrido é o cair da moda, a popularização total. sendo estratificadores social, porém, a moda logo vai inventar algo novo para se sobrepor ao que já se massificou. O estilo é o ínicio dessa curva, o ponto mais alta é a moda e a queda e a diluição e o término de uma proposta. Assim, na maioria das vezes, estar na moda é não ter gosto proprio ou apurado e precisar que a aceitação ou gosto popular dite aquilo que deva estar em vigor. O estilo, por sua vez, é a propria diferença e antecede a moda."

"se a moda também é sinal de tempo ou indicadora de uma época, ela se torna uma identidade e, consequentemente, motivo de estudo e reflexão. Por extensão, podemos considera-la como cultura. Mudanças externas são sinais denunciadores de mudanças, inicialmente internas. Os novos valores na área da criação sobrepõe-se aos antigos, o que acarreta transformação e que, por sua vez, está ligada ao aspecto cultural: novas soluções, novos problemas, novos contextos.

4 comentários:

  1. adoooro essa coleção, são livros que da pra carregar na bolsa e ler quando vc ta naquelas filas irritantes =D

    ResponderExcluir
  2. voce acredita que soh tenho o primeiro? preciso comprar os outros volumes...

    ResponderExcluir
  3. nossa são ótimos! comprei na promoção aí vem eles numa pseudo caixinha =D

    ResponderExcluir