quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Diga não a Xanel


Inovação deveria ser a palavra chave de todo designer na hora de pegar um papel em branco e colocar suas idéias pra fora, mas sabemos que muitas vezes não é assim que acontece... Não é assim por vários motivos. Pode ser por que o designer não tem liberdade onde trabalha, sendo obrigado a copiar peças de outras marcas, vou fazer uma denuncia nesse blog!!! #babadoFORTE Aqui em Goiânia mesmo, tem empresas grandes, que vão para o exterior comprar roupas de outras marcas pra fazer copia idêntica! Sei disso por que recentemente fui fazer entrevista em uma dessas empresas! Fiquei chocada com a encarregada do departamento de criação da empresa mer perguntar se eu usava photoshop, por que eles usavam esse programa pra fazer copia. Um absurdo!!! Cadê a ética profissional? Eu teria vergonha! Ain que vontade que me da de falar o nome dessas marcas, juro!

Outro motivo pode ser simplesmente a falta de empenho do designer, por que quem conhece criação mais a fundo, sabe que você não precisa ser aquela pessoa criatiiiiiva, basta aprender o modo de trabalhar, como diz uma frase "10% é de inspiração e 90% é transpiração", ou seja, é muito trabalho, trabalho de verdade, coisa de refazer uma peça 3 ou 4 vezes dependendo do modelo. Fazer moda não é brincadeira de ficar fazendo roupinha não, moda não é usar roupas de marca, moda tem conceito e muito, tem pesquisa de comportamento, tem arte, tem o lado comercial, tudo isso e mais um pouco.

Sei que esse é um assunto babado, mas que precisa ser tratado com mais seriedade por parte de empresários e designers. Eu sinto o maior orgulho de quando eu to lá pensando em uma peça e ela fica pronta, aí depois de todo o trabalho (mental e físico) eu posso falar: fui eu que pensei em como aquela peça seria, é uma criação minha. É quase como ter um filho.

Inspiração conta muito na hora da criação, mas gente, diga não a cópia! Diga não as Xanel da vida! Xanel não gente! Essa é minha opinião sobre esse assunto, os caros leitores baphonicos desse blog também tem direito de se manifestar, gostaria de saber a opinião de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário