domingo, 3 de abril de 2011

New Look

Um pouco sobre história da moda, de forma bem resumida... Durante a 2ª Guerra Mundial as roupas sofreram grandes mudanças, com as mulheres invadindo as fábricas em busca de trabalho, consequentemente suas roupas deveriam ser mais apropriadas ao trabalho pesado que desenvolviam, muitas mulheres trabalhavam na indústria bélica. Isso aconteceu pelo fato de que a maioria de seus maridos estavam lutando na guerra, então para sustentar a casa elas foram obrigadas a entrar no mercado de trabalho.

Pela primeira vez na história o uso de calças para as mulheres foram amplamente dissemiado, por que até então houveram outras tentativas de incorporar essa pela no guarda-roupa feminino, mas todas sem sucesso. As calças passaram a ser usadas por serem confortáveis, resistentes, também dispunham para sua fabricação de pouca quantidade de tecido, durante a 2º Guerra houve uma grande escassez de todos os tipos de matérias-prima para a confecção de roupas. Basicamente as roupas confeccionadas obedeciam a simplicidade e o conforto.

A moda feminina tinha perdido um pouco o seu romantismo e toda sua caracterização por causa da guerra, já que a maior diferenciação entre um homem e uma mulher era o que eles estavam vestindo, homens = calças e mulheres = saias. As mulheres estavam cansadas das calças. Pensando nisso Christian Dior criou o New Look uma roupa que relembrava as roupas do séc XIX, saias bastante volumosas, cintura marcada. Ao contrário das roupas da guerra, Dior voltou ao luxo e a ostentação, gastando grandes quantidades de tecido em uma única peça. Nas mãos desse estilista a feminilidade extrema voltou, o que definiu o estilo dos anos 1950.

"Nós saímos de uma época de guerra, de uniformes, de mulheres-soldados, de ombros quadrados e estruturas de boxeador. Eu desenho femmes-fleurs, de ombros doces, bustos suaves, cinturas marcadas e saias que explodem em volumes e camadas. Quero construir meus vestidos, moldá-los sobre as curvas do corpo. A própria mulher definirá o contorno e o estilo." (Christian Dior)

O New Look foi apresentando ao mundo em 1947, o nome foi dado por uma redatora da Haper's Bazaar americana, Carmel Snow. O modelo que se tornou símbolo do New Look foi o "tailleur Bar", um casaquinho de seda bege acinturado, ombros naturais e ampla saia preta plissada quase na altura dos tornozelos. Os acessórios eram luvas e sapatos de saltos altos e chapéu. Enquanto os vestidos tradicionais feitos com em torno de 5 metros, na era Dior os mesmos vestidos eram feitos com até 40 metros.


É bom frisar que apesar das mulheres passarem anos lutando pela liberdade de poderem usar calças, a grande maioria delas aparentemente ainda não se sentiam prontas para deixar suas saias de lados, e tudo aquilo que por séculos as definiam como mulheres, para adotarem os trajes masculinos. O New Look só foi assimilado por que a sociedade em voga desejava voltar as formas clássicas femininas.


Um comentário:

  1. Amo o New Look!
    Dior foi o cara que revolucionou a moda, adoro a história dele!
    E fico cada vez mais surpreendida com você! Você escreve muito bem e entende muito bem de moda!
    Sabia que depois de ler o seu blog e ver o seu jeito de escrever, e como você entende de moda, eu fiquei com vontade de fazer moda de novo! E quem sabe depois que eu terminar a minha facul eu vá pra Curitiba e faça moda :)
    Seu blog me inspira hehe
    Beijooos

    ResponderExcluir