quarta-feira, 6 de abril de 2011

A diferença entre vanguarda e pós-modernismo na moda

"O pós-modernismo como elemento da criação de moda é díficil de caracterizar, em parte porque essas criações manifestam ambigüidade e contradição. Enquanto os vanguardistas tentam subverter convenções estéticas ao assumir uma postura antagônica, os pós-modernos são polissêmicos, apresentando significados múltiplos e não fixos. Interpretações oficiais não são esperadas nem possíveis.

Em lugar do compromisso do artista-artesão modernista com o desenvolvimento e a elaboração de um estilo concebido como coerente ou em conjunto integrado de elementos estéticos, mas no pastiche, que reúne elementos díspares, tirados de muitos temas prévios, não importando se produz uma entidade coerente. Enquanto outros estilistas se inspiram em estilos anteriores para criar um trabalho novo, os pós-modernos os recriam com o objetivo de justapor diferentes períodos e atmosferas." (Moda e seu papel social -  classe, gênero e identidade das roupas, por Diana Crane)

Rei Kawakubo é a designer fundadora da Comme des Garçons é um exemplo de vanguardista, seu trabalho é intenso quando se trata na construção das roupas, aliás são literalmente verdadeiras construções, as formas em geral são retas, mas não são simples, nota-se que a ideia principal da coleção é inovadora assim como seus looks, a estética não é o mais importante em sua coleção, mas sim o conceito. Não existem regras para se criar esse tipo de coleção, não é preciso ter respeito pelas roupas, mas sim subvertê-las, usar e abusar o quanto puder delas, transformando assim em uma nova linguagem, em uma nova expressão. 



John Galliano é um perfeito exemplo de pós-modernista, ele usa de vários temas, vários séculos, a história da moda e arte como fonte de inspiração para suas coleções, transformando e recriando a estética, em vez de criar um novo conceito a partir de zero, como os vanguardistas. O pós-modernismo é aquele tipo de coleção que você percebe claramente uma influência, a estética é um fator importante, embora as roupas nem sempre sejam usáveis, mas apenas shows alegóricos de passarela. Esse tipo de moda é construída com muitos significados, usando vários elementos da moda em uma mesma coleção, seria tipo uma mistureba. kkkkkkk





A afinidade das mulheres com relação ao pós-modernismo é maior do que a vanguarda, todos os dias vemos reinterpretações e releituras misturadas com o estilo próprio, a roupa assume assim outra conotação em vez de somente vestir uma consumidora que esta ligada em moda, mas essa consumidora passa criar novos estilos, que influenciam assim os designers, que depois volta as roupas. Essa troca que há hoje entre designers e moda de rua é muito interessante e válida, todo mundo pode se comunicar um pouquinho com a moda, mostrar a ela o que cada um tem a dizer, tudo isso através do estilo.

Um comentário: