domingo, 2 de janeiro de 2011

Leitura fashion

Eu considero esse livro como uma biblía fashion, pra quem conhece um pouco mais sobre os livros de moda, sabe que a maioria desses livros citam "O Império do Efêmero" do Gilles Lipovetsky, esse autor é bastante respeitado no universo fashion, ele não é formado em moda, nem nada parecido, mas sim um sociólogo, que decidiu escrever sobre a moda e a democracia. O livro foi publicado pela primeira vez em 1987 na França, sendo até hoje uma referência para quem deseja estudar mais a fundo o mundo da moda e até mesmo comportamento. A leitura não é fácil, esse é aquele tipo de livro que você deve ler devagar para poder entender todas as ideias do autor. Super recomendo!!!


"A moda é uma prática dos prazeres, é prazer de agradar, de surpreender, de ofuscar. [...] A moda não é apenas marca de distinção social, é também atrativo, prazer dos olhos e da diferença"

"O look e sua embriaguez dos artifícios, do espetáculo, da criação correspondem a uma sociedade em que os valores culturais primordiais são o prazer e a liberdade individuais. O que é valorizado é o desvio, a personalidade criativa, a imagem surpreendente, e não mais a perfeição do modelo"

"O importante não é estar o mais próximo possível dos últimos cânones da moda, menos ainda exibir uma excêlencia social, mas valorizar a si mesmo, agradar, surpreender, perturbar, parecer jovem"


"A moda feminina só pode libertar-se do domínio da Alta Costura em razão dos novos valores ligados às sociedades liberais na etapa da produção e do consumo de massa. O universo dos objetos,  dos media, do lazer permitiu a emergência de uma cultura de massa hedonista e juvenil que está no coração do declínio final da moda suntuária. O impulso de uma cultura jovem no decorrer dos anos 1950 e 1960 acelerou a difusão dos valores hedonistas, contribuiu para dar uma nova fisionomia à reivindicação individualista. Instalou-se uma cultura que exibe o não-conformismo, que exalta valores de expressão individual, de descontração, de humor e de espontaneidade livre." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário