quinta-feira, 19 de maio de 2011

Criando jeans

Essa foi a primeira peça jeans que criei, ainda estou aprendendo hein gente, mas tenho um ótimo mestre na área que esta me ensinando tudo #SorteGrande. Preciso admitir que fiquei feliz em partes com o resultado final, acho que o trabalho de lavanderia poderia ter sido melhor, embora muitas pessoas tenham gostado de tudo na peça, eita perfeccionismo!  Aqui vai um mini tutorial de desenvolvimento de uma peça jeans. Eu não sou uma expert no assunto, mas espero que ajude... =D

1° Inspiração:
É importante direcionar o que você vai criar, eu acredito que quando agente cria sem uma inspiração, as peças acabam ficam as mesmas, os mesmos traços, mesmas cores,  etc, por isso é importante direcionar o olhar ao novo, para que a criação seja diferente. Esse é um pequeno painel de inspiração, eu criei apenas duas peças com essa inspiração, por isso ele é meio compacto, mas o painel de inspiração pode ser feito a partir de várias imagens e música também gente!


2° - Esboço
Assim que você tiver decido em que vai se inspirar a segunda parte é o esboço, você deve começar a estudar as imagens que escolheu a fim de extrair formas, cores e conceito para a sua peça. O desenho técnico de jeans deve ser bastante detalhado, diferente do desenho de moda, nele deve conter informações como tecido, aviamentos, lavanderia, etc, e amostras dos tecidos usados (para facilitar a vida da modelista), o máximo de informação possível.


3° - Construção da peça piloto
Não é só pelo desenho que agente sabe que a peça vai ficar bonita, por isso é sempre MUITO IMPORTANTE fazer uma peça piloto para corrigir não só erros no design como também na modelagem. Nessa parte a peça esta somente fechada com o tecido, ainda não dá pra saber se veste bem ou não, por que ainda falta ser lavada. A peça deve ir fechada para lavanderia, ela não vai com nenhum aviamento para não correr o risco de estragar tanto a peça quanto o aviamento.


4° - Lavanderia
É aqui que você irá definir um dos elementos mais importantes de uma peça jeans. A lavanderia pode salvar ou destruir, por isso é importante escolher bem a lavanderia com que se vai trabalhar antes de mandar lavar a peça. Imagens de referência sempre são uma boa opção para não ter erro na comunicação. 


5° - Aviamentanção
Aqui é onde se coloca todos os adereços da peça, bordados manuais, etiquetas, botões e afins, tudo que você quiser usar para "emperiquitar" a peça. Eu sempre acho que é uma parte muito trabalhosa é aqui que estão a maioria dos detalhes da peça.


6° - Vestindo a peça
Aqui é onde acontece a verificação da modelagem, se veste bem ou não, o que tem  de ajuste para fazer o que não tem. Quando o jeans vai pra lavanderia, dependendo do processo de lavagem a peça pode encolher ou aumentar seu tamanho, fazendo com que a modelagem pareça defeituosa, mas tudo isso é corrigido depois. É preciso que alguém vista a peça, mas cuidado ao vestir a peça, escolha alguém que tem o corpo proporcional, nada daquela menina que tem o bumbum de Raimunda hein... kkkkkkk (eu por exemplo não sou uma boa modelo, mas na falta de alguém... neah?)


OBS: Cada peça tem um caminho na linha de produção, esse mini tutorial não significa que todas as peças devem ser feitas assim, existem peças que sofrem um processo diferenciado, isso depende da proposta de cada designer, mas normalmente é esse o caminho que toda peça faz. =D

Um comentário: