segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O desafio de ser um designer de moda

O maior desafio de um designer de moda não esta somente em fazer coisas criativas. Definitivamente a criatividade não é a parte difícil, para os desafortunados que não a tem, existem várias e várias técnicas para aflorar a criatividade. No mundo da moda não basta só ser criativo, precisa ser bonito também, precisa ter conceito, precisa vender, por que senão vamos morrer de fome né gente. Quando eu falo que precisa ser bonito, gostaria de explicar que existem vários tipos de beleza, na moda não existe somente a beleza coletiva, ou seja, aquilo que todo mundo acha bonito e ponto final, eu acredito que beleza é uma coisa muito subjetiva, mesmo existindo o tal do padrão de beleza, por isso é importante o conceito é através dele que um designer se expressa, cria e brinca com a beleza.

E ainda tem o desafio de agradar todo mundo, agora pensa, somos absolutamente diferentes uns dos outros, mas mesmo assim ainda encontramos coisinhas parecidas, somos unidos por alguns gostos semelhantes, é nas pequenas coisas que vemos como somos parecidos com os outros, embora eu defenda com unhas e dentes que cada individuo deve ser único, se achar necessário claro. Não gosto de pessoas me dizendo o que fazer, imagino que ninguém gosta, dai não entendo as fashion victins, bom isso é assunto para outro post, não vou mudar de assunto.

Mas enfim, as vezes até acredito que o desafio de ser um designer também não é simplesmente criar roupas da moda, por que cada um tem um estilo e não sou eu quem falaria para todo o mundo vestir o que eu desenho, acho que quem deveria vestir o que eu desenho são pessoas que se identificam com as roupas, com o estilo e com a personalidade da marca. Não gosto dessa tirania que as vezes a moda tem, "você deve usar isso ou aquilo por que se não vai estar fora da moda", para mim essa frase esta mais ultrapassada do que qualquer coisa nesse universo.

Considero uma das coisas mais difíceis é lidas com as pessoas, por que? As pessoas já são por si próprias complexas e complicadas, imagina quando estão em grupo. Para ser um designer é preciso contar com várias pessoas, desde a confecção das roupas até na hora de vendê-las, e ambos os lados são importantíssimos, por que se você não tem uma boa equipe, que você possa conversar, ela não fará o que você precisa e se ela não fizer o que você precisa é pouco provável que as outras pessoas (os consumidores) irão comprar.
É bem difícil essa vida de designer de moda, para quem pensa que é ficar o dia todo sentado desenhando roupas, não sabe quantas vezes furamos os dedos para fazê-la... ah, como se engana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário