terça-feira, 6 de setembro de 2011

os desafios...


Há pouco tempo passei a conhecer mais de perto o trabalho do Alber Elbaz, atual estilista da Lanvin, por sinal depois que ele assumiu a criação da marca, revitalizou a empresa que estava praticamente morta, desde então a marca vem ganhando espaço no mercado de moda e tambem no guarda-roupa das mulheres. Recentemente ele deu uma entrevista para a Vogue UK, eu achei simplesmente sensacional o que ele fala sobre a carreira dos estilistas. 

“Hoje, espera-se que os estilistas produzam trabalhos maiores, melhores, mais rápidos e – nos dias de hoje – mais baratos. Um cantor pode sair depois que ele ou ela tenha feito dez grandes canções, um diretor pode terminar sua carreira uma vez que tenha feito cinco filmes incríveis, um escritor só precisa escrever três ótimos livros. Agora vamos dar uma olhada nos estilistas – eles produzem de seis a oito desfiles por ano, a maioria dos designers têm uma carreira de 20 anos, portanto, é preciso criar cerca de 250 coleções nesse tempo. Nem mesmo Danielle Steel poderia escrever 250 livros”

Pura verdade! Só quem conhece os bastidores dessa industria sabe a pressão que é trabalhar com moda, e ainda mais, vender moda. Atenção hein gente, estou falando de vender moda e não roupas, esta cheio de gente por ai vendendo roupas, mas não moda. E ainda mais nos tempos de hoje onde se tem que criar um produto inovador, com baixo custo, seja de qualidade, que tenha conceito e seja comercial, olha só quantos desafios...

Vou contar um caso que aconteceu comigo... Uma das marcas que trabalho é de representação, ou seja, nós criamos uma coleção fechada, um representante revende as peças para o comerciante e o comerciante revende novamente para o cliente final. Enfim, essa marca atende o Brasil todo, e como sabemos que o Brasil tem uma influencia muito grande da regionalização o que vende no Sul não é a mesma coisa que vende no Nordeste, para encurtar a historia. O desafio é: criar uma coleção que atenda TODOS os publicos, agora pensa isso na cabeça de um estilista? Com tantas diferenças nesse Brasil, tendo que incorporar preço, design, qualidade e conceito no produto, em uma unica coleção, fora todos os outros problemas que temos pra produzir o produto. É de ficar doido!

E para terminar o post outra frase de Alber. “Você começa a entender por que alguns estilistas fazem coisas estranhas, por que alguns estilistas falam com si mesmos, você tem que encontrar uma maneira de lidar com tudo isso”.

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